Para começarmos, sabemos que a MATEMÁTICA, é uma ciência que estuda a maneira de realizar cálculos, operações e toda as práticas de resolver problemas, chegando a uma lógica. Desde o nascimento a criança tem formas de expressar sua linguagem com movimentos, ações e sons e ao longo de sua vida, a maneira como comunica-se com o mundo vai mudando e vai surgindo a linguagem falada. Quando começa sua vida escolar , o contato com a matemática torna-se mais presente. Porém no seu social ela já tem esse contato sem saber que tudo isso vai influenciar na sua vida escolar. Exemplo: A maneira como ela pede alguma coisa para a mãe acaba sendo uma forma de noção matemática sem perceber todo esse processo.
- Eu quero uma maçã( noção de quantidade).
E a mãe principalmente influencia de forma cautelosa essa maneira de aprender.
Na escola subjetivamente, as proposta são colocadas como forma de aprendizado mais concretos, porém envolvendo a matemática no cotidiano também das crianças. Podemos então perceber a ligação entre esses dois temas bem relativos, pois principalmente a língua materna acaba influenciando a matemática de maneira significativa.
A linguagem inicial, antes da escola fazer seu papel de mediador do aprendizado, acaba sendo uma base muito importante para a vida, as brincadeiras, os jogos, as conversas vão elaborando um enuciato de aprendizagem, sendo assim o aprendizado da matemática da vida.
A matemática da vida acaba sendo um aprendizado para toda a vida e surpreendentemente um começo para todo o processo de ensino e aprendizado.