sexta-feira, 3 de novembro de 2017

DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL



       O relatório aqui apresentado leva-nos a conhecer a realidade escolar e o planejamento de todo aprendizado escolar da instituição. O estágio foi realizado na Escola Estadual Conrado Veríssimo de Oliveira, em uma turma de 3º ano, com 15 alunos. A E. E. Conrado Veríssimo de Oliveira é composta por infra-estrutura assim dividida: 07 salas,01 secretaria ,01 biblioteca, 01 diretoria, 02 depósitos, 01 banheiro de professores, 01 banheiro masculino, 01 banheiro feminino, 01 cozinha, 01 pátio, 01 sala de professores, 01 Sala de supervisão, 01 Sala de informática.
             A minha atividade de Docência foi desenvolvida de maneira muito divertida e participativa, com introdução da divisão, com jogos e atividades criativas.
ATIVIDADE DE DOCÊNCIA:
_ 1º Rotina;
_ 2º Correção das atividades;
_ 3º Introdução a divisão.
         O momento da introdução a divisão, comecei relembrando as outras operações, depois continuei, mostrando o melhor caminho para aprender divisão com a ajuda de objetos (caroço de feijão). Logo depois, apresentei uma atividade criativa e em seguida apresentei um jogo também sobre divisão com a participação de todos os alunos. Todos desenvolveram a atividades, com ajuda da estagiaria com entusiasmo, relembrando a tabuada e buscando o melhor caminho de resolver as atividades.
MATERIAL UTILIZADO
_ Quadro e pincel;
_ Atividade xerocopiada;
_ Jogo da divisão;
_ Material de ajuda para aprendizado.
 REFERÊNCIA
-Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Conrado Veríssimo de Oliveira.

 ATIVIDADE DIVISÃO:
 JOGO DA DIVISÃO:



 Neste jogo, as cartas são dispostas sobre a mesa, virada, enquanto que a turma será dividida em 2 grupos, par e ímpar, segue da seguinte forma: 1 aluno de um grupo, vem e pega uma carta, vê a questão e responde junto com o grupo, se acerta marca ponto, se não passa a vez pro outro grupo e assim vai até termina o jogo e vence quem mais acertar.







sexta-feira, 2 de junho de 2017

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



       O relatório aqui apresentado leva-nos a conhecer a realidade escolar e o planejamento de todo aprendizado escolar da instituição. O estágio foi realizado na Escola Municipal João Batista de Oliveira, localizada na Vila São João s/n. A escola é composta por 2 banheiros, 1 cantina, 1 biblioteca, 2 salas de aula, porém as salas do 1º e 2º período funcionam em uma sala emprestada. O meu estágio foi realizado em uma turma de 1º período, que funciona no período vespertino, composta por 16 alunos. A minha atividade de Docência foi desenvolvida de maneira muito divertida, pois usei o momento da HORA DA HISTÓRIA.

ATIVIDADE DE DOCÊNCIA:
_ 1º Acolhimento com música e oração;
_ 2º Momento do calendário;
_ 3º Hora da história.
     O momento da história foi usado o livro “JOÃO E MARIA”. A história foi contada com entusiasmo, para que houvesse interesse por parte dos alunos. Houve a apresentação do livro, um diálogo entre o estagiário e os alunos em relação ao livro, onde cada aluno contou o que achou do livro, cada um com seu jeito único de interpretar. A atividade foi desenvolvida, buscando a interação dos alunos na história, colocando os alunos em circulo, para desenvolver com mais ênfase o diálogo e a história contada.



domingo, 7 de maio de 2017

TRABALHO SOBRE PAISAGEM



 




Este é um lugar por onde passei lugar de aprendizados e conhecimentos que forma cidadãos para a vida e para o mundo, respeitando sua história e acrescentando muito mais perspectiva de sabedoria. Lugar de busca e respostas: “A noção de espaço é construída  socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. A capacidade de percepção e a possibilidade de sua representação é um desafio que motiva a criança a desencadear a procura, a aprender a ser curiosa, para entender o que acontece ao seu redor, e não ser simplesmente espectadora da vida. “O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar na busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (Freire, 2001, p. 98)”.
Este ambiente, hoje reformado com adaptações, é a escola de Barreiros, Escola Estadual Conrado Veríssimo de Oliveira, ocupa hoje este espaço, porém, já teve outro endereço e o prédio de menor porte. Acolhe todo tipo de raça, cor, classe social e cultural, sem distinção de um e ou de outro. O estudo da Geografia nos dá essa concepção de lugar, de espaço, de limites, observando os objetos que ocupam esse lugar “Cada lugar combina variáveis de tempos diferentes. Não existe um lugar onde tudo seja novo ou onde tudo seja velho. A situação é uma combinação de elementos com idades diferentes. O arranjo de um lugar, através da aceitação ou da rejeição do novo, vai depender da ação dos fatores de organização existentes nesse lugar, quais seja o espaço, a política, a economia, o social, o cultural. (Santos, 1988, p. 98)”.






REFERÊNCIAS: CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf (http://ead.uemg.br/mod/url/view.php?id=22584), acesso em 16:06 Hs.
(SANTOS 1988, apud CALLAI)