Este é um lugar por onde passei
lugar de aprendizados e conhecimentos que forma cidadãos para a vida e para o
mundo, respeitando sua história e acrescentando muito mais perspectiva de
sabedoria. Lugar de busca e respostas: “A noção de espaço é construída socialmente e a criança vai ampliando e complexificando
o seu espaço vivido concretamente. A capacidade de percepção e a possibilidade
de sua representação é um desafio que motiva a criança a desencadear a procura,
a aprender a ser curiosa, para entender o que acontece ao seu redor, e não ser
simplesmente espectadora da vida. “O exercício da curiosidade convoca a
imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar na
busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (Freire,
2001, p. 98)”.
Este ambiente, hoje reformado com
adaptações, é a escola de Barreiros, Escola Estadual Conrado Veríssimo de Oliveira,
ocupa hoje este espaço, porém, já teve outro endereço e o prédio de menor
porte. Acolhe todo tipo de raça, cor, classe social e cultural, sem distinção
de um e ou de outro. O estudo da Geografia nos dá essa concepção de lugar, de
espaço, de limites, observando os objetos que ocupam esse lugar “Cada
lugar combina variáveis de tempos diferentes. Não existe um lugar onde tudo
seja novo ou onde tudo seja velho. A situação é uma combinação de elementos com
idades diferentes. O arranjo de um lugar, através da aceitação ou da rejeição
do novo, vai depender da ação dos fatores de organização existentes nesse
lugar, quais seja o espaço, a política, a economia, o social, o cultural.
(Santos, 1988, p. 98)”.
REFERÊNCIAS:
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler
o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
(http://ead.uemg.br/mod/url/view.php?id=22584),
acesso em 16:06 Hs.
(SANTOS 1988,
apud CALLAI)
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