domingo, 7 de maio de 2017

TRABALHO SOBRE PAISAGEM



 




Este é um lugar por onde passei lugar de aprendizados e conhecimentos que forma cidadãos para a vida e para o mundo, respeitando sua história e acrescentando muito mais perspectiva de sabedoria. Lugar de busca e respostas: “A noção de espaço é construída  socialmente e a criança vai ampliando e complexificando o seu espaço vivido concretamente. A capacidade de percepção e a possibilidade de sua representação é um desafio que motiva a criança a desencadear a procura, a aprender a ser curiosa, para entender o que acontece ao seu redor, e não ser simplesmente espectadora da vida. “O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar na busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (Freire, 2001, p. 98)”.
Este ambiente, hoje reformado com adaptações, é a escola de Barreiros, Escola Estadual Conrado Veríssimo de Oliveira, ocupa hoje este espaço, porém, já teve outro endereço e o prédio de menor porte. Acolhe todo tipo de raça, cor, classe social e cultural, sem distinção de um e ou de outro. O estudo da Geografia nos dá essa concepção de lugar, de espaço, de limites, observando os objetos que ocupam esse lugar “Cada lugar combina variáveis de tempos diferentes. Não existe um lugar onde tudo seja novo ou onde tudo seja velho. A situação é uma combinação de elementos com idades diferentes. O arranjo de um lugar, através da aceitação ou da rejeição do novo, vai depender da ação dos fatores de organização existentes nesse lugar, quais seja o espaço, a política, a economia, o social, o cultural. (Santos, 1988, p. 98)”.






REFERÊNCIAS: CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf (http://ead.uemg.br/mod/url/view.php?id=22584), acesso em 16:06 Hs.
(SANTOS 1988, apud CALLAI)




Nenhum comentário:

Postar um comentário